Lambidas


Você sabe porque os cachorros lambem seus donos?

cao-lambe-seu-dono

Conhecidos como os melhores amigos do homem, os cachorros são animais dóceis e que gostam de demonstrar o carinho pelos seus donos de diferentes formas, seja através de um pulo, lambidas e até mesmo sorrisos caninos. Lamber as pessoas é basicamente um costume dos cachorros e que muitas vezes é visto como uma forma de demonstrar o carinho que eles possuem por aquela pessoa, mas nem sempre essa pode ser a razão.cao-lambendo

Segundo diferentes veterinários, os cachorros possuem formas aleatórias de demonstrarem carinho e outros sentimentos por seus donos e pessoas que estejam no seu convívio. Lamber pode fazer parte dessa demonstração, mas quase sempre esse comportamento pode estar ligado como um pedido por atenção e não apenas como demonstração de carinho e amor por seus donos.

Cachorros: Por que eles lambem as pessoas?

Os cachorros possuem costumes quase sempre parecidos, sendo que o fato de lamber pode ser um deles. De acordo com a opinião de alguns profissionais os cachorros podem associar o ato de lamber com algo que eles aprenderam quando ainda eram filhotes. Quando um filhote nasce, a mãe passa a lambê-lo com frequência, seja para limpar seus pelos ou simplesmente para marcar o filhote de sua ninhada.

Ao lamberem seus filhotes, as mães passam a colocar seu próprio cheiro na ninhada, sendo fácil a sua identificação. Além disso, elas lambem os filhotes até mesmo como um ato de proteção e carinho. Com o tempo os cachorros crescem e passam a fazer a mesma coisa com as pessoas, criando o hábito de demonstrar o carinho, o afeto e até mesmo para demarcar o seu “território” ou simplesmente para demonstrar a felicidade por ver a pessoa.

Vale destacar que alguns animais passam a lamber como uma forma de chamar atenção, já que após a lambida é comum que o dono ou a pessoa retribua a ação. Infelizmente esse costume não é tão agradável aos olhos de outras pessoas, que se incomodam com as lambidas de cães. Para isso é possível desencorajar o ato com algumas atitudes simples. Dizer não, ignorar ou virar de costas é uma forma de ensinar aos cachorros que aquilo não é agradável, desestimulando a repetição.

Realmente para os amantes caninos é muito difícil negar uma lambida de seu animalzinho.

 

Fonte: http://www.homeopet.com.br/