Quem Somos


QUEM SOMOS?

A Sociedade Amor a Quatro Patas- SAQP é uma associação sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 18.956.679/0001-52, que nasceu de um grande sonho de Luciana Souza (atual coordenadora de eventos da SAQP), Vanessa Facundes (atual presidente da Associação Patinha Carente) e Mariana Lima (atual presidente da SAQP) no dia 16 de dezembro de 2011. Tudo teve início com uma campanha, “Natal Animal” onde as mesmas se organizaram para arrecadar rações e distribuí-las aos animais de rua nos dias 23 e 24 de dezembro de 2011. Posteriormente, em janeiro de 2012, ocorreu a primeira reunião para firmação do grupo, composta por pessoas interessadas na causa, criando-se então o primeiro grupo de proteção animal do Estado do Acre.

A SAQP Inicialmente realizou um trabalho durante um ano e cinco meses como um grupo não formalizado, resgatando cerca de 700 animais das ruas de Rio Branco, Acre.

Após firmamento, organização do grupo e amadurecimento do trabalho, o mesmo se constituiu legalmente como a primeira Associação sem fins lucrativos de proteção animal de Rio Branco, Acre, no dia 18 de maio de 2013.

Atualmente a Sociedade Amor a Quatro Patas conta com vinte e um membros em sua direção, dentre eles coordenadores e diretores, e voluntários que participam de reuniões mensais, eventos e resgates. Atua também em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Controle de Zoonoses de Rio Branco, prestando trabalho voluntário em período de alagação, encaminhando os animais do Departamento para as feiras e auxiliando quando possível.

A Associação trabalha com resgates de animais abandonados nas ruas em situações de risco, promoção da adoção, conscientização, e realiza eventos para arrecadação de fundos, pois sua renda é baseada em doações.

A Associação também visa inclusão de políticas públicas voltadas para o controle populacional de cães e gatos no município de Rio Branco, o que teve êxito no ano de 2015 diante da participação nas Conferências Municipais e Estaduais de Saúde. Também visa a implantação de uma legislação voltada para a área da causa animal, ainda ausente no município.

A Sociedade Amor a Quatro Patas tem por finalidades:

  • Zelar pelo bem-estar físico e psicológico dos animais em geral, promovendo ações e projetos voltados a este fim, com recursos próprios ou advindos de convênios ou outras formas jurídicas possíveis;
  • Informar, esclarecer e educar a população, a fim de criar uma cultura de respeito e cuidado com os animais, estimulando a posse responsável dos mesmos, bem como dos benefícios da castração de animais domésticos desmistificando-o e esclarecendo seus benefícios;
  • Estimular a adoção de animais abandonados, organizando campanhas, inclusive acompanhando seu estado após a adoção;
  • Criar e executar mecanismos de controle da proliferação dos animais de rua, principalmente através da castração dos mesmos;
  • Estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando juntamente com outras entidades de atividades que visem interesses comuns;
  • Participar da formulação e execução das políticas públicas de proteção aos animais, acompanhando as ações do poder público, bem como fiscalizando a aplicação e estimulando o aperfeiçoamento da legislação vigente;
  • Reprimir de forma ostensiva maus tratos a animais através de denúncias aos órgãos competentes bem como de forma conjunta com os mesmos.

É válido ressaltar que a Associação não dispõe de abrigo ou sede, e cuida de seus animais em lares provisórios, que são casas de voluntários e simpatizantes da causa que abrigam o animal por determinado período. Os procedimentos veterinários são pagos pela Associação às clínicas veterinárias conveniadas todo final de mês.

            Além disso, a Sociedade Amor a Quatro Patas conta com uma Fan Page no facebook (facebook.com/amoraquatropatas) que conta com 16 mil curtidas, pessoas que acompanham o trabalho, onde nela a população pode encaminhar fotos de seus animais para adoção, pedidos de resgates, e outras podem entrar em contato para adotar o animal. É um espaço aberto para que todos de Rio Branco possam ter a oportunidade de encaminhar animais que resgatam para novos lares.